terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

UMA ILHA QUE TEM "A ÁRVORE QUE SANGRA E A ÁRVORE GUARDA-CHUVA"...

quinta-feira, 21 de junho de 2012

A beleza exótica de Socotra - A ilha de outro Mundo


No Oceano Índico existe um pequeno arquipélago formado por quatro ilhas principais, a maior delas é a ilha montanhosa com 3625 km² Socotra ou em árabe Suqutrah. 

Socotra é uma das ilhas de origem continental mais isoladas do mundo, acreditas-se que ela se separou da África durante o período do Plioceno médio, o que a manteve afastada do resto do continente por mais ou menos 7 milhões de anos. O longo isolamento da ilha contribuiu para a formação e desenvolvimento de uma fauna e flora com características atípicas. Cerca de 37% das 825 espécies de plantas que existem em Socotra, grande parte das espécies de répteis e caracóis são espécies endêmicas, só são encontrados no arquipélago. 

Dracaena Cinnabari ou Arvore Dragoeiro com sua inusitada forma que lembra um guarda-chuvas

Vista Panorâmica de uma pequena floresta de Dragoeiros 

A Dracaena Cinnabari ou Dragoeiro, também conhecida como "Dragon's Blood Trees" ( Arvore do sangue de Dragão ) é uma espécie incomum de arvore que caracteriza a ilha Socotorá, ela possui seiva de cor avermelhada e por esse motivo recebeu dos nativos o nome acima. O que mais chama atenção na Dracaena é sem duvida o seu estranho e ao mesmo tempo belo aspecto que lembra um guarda chuvas gigante. O Dragoeiro chega a ter 5 metros de altura e pode viver em media por 300 anos. 

Arvores Exóticas de Socotra

A atividade principal da ilha é a exploração do turismo e a criação de Gado e Caprinos pelos nativos, sendo os morcegos os únicos mamíferos originais da ilha. O desenvolvimento do arquipélago recebeu atenção da ONU e em 1999 foi construído um aeroporto internacional que permitiu um melhor fluxo de visitantes durante todo ano. Em de 2008 a UNESCO declarou toda região como patrimônio natural da humanidade 

As ilhas de Socotra fazem parte da República do Iêmen e estão localizados a cerca de 350 quilômetros ao sul da Península Arábica. Abrangendo uma área de 3.650 quilômetros quadrados é habitada principalmente por muçulmanos, Socotra compreende os distritos administrativos de Hadiboh e Qalansiya, que também incluem as ilhas de Abdul Kuri, Darsa e Samhah sendo Hadiboh a capital administrativa de Socotrá.

Vista de Socotra cercada pelo Oceano Índico 
Com o turismo cada vez mais crescente, impulsionado após a construção do aeroporto Socotra vive um contraste, a maioria os habitantes do arquipélago não tem eletricidade ou aguá corrente, existem poucas e recentes estradas pavimentadas, principalmente para facilitar o deslocamento de turistas. A cidade principal é Hadiboh onde se concentra o maior fluxo de visitantes.

A paisagem de Socotra com suas arvores “alienígenas” lembram o visual de “outro planeta” e é quase impossível não nos atermos a essa comparação diante da criatividade de formas que a natureza construiu em Socotra. Lugares como esse nos faz refletir o quanto a beleza do nosso mundo ainda pode nos surpreender!
FONTE: BLOG:  http://realidadefractal.blogspot.com.br/2012/06/beleza-exotica-de-socotra-ilha-de-outro.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário