terça-feira, 19 de dezembro de 2017

A INDÚSTRIA DA FOFOCA

POR: ALAMAR RÉGIS
Afirmam por aí que JESUS disse que o "escândalo é necessário" mas que complementou com o "ai de quem promova o escândalo".Sinceramente,eu tenho as minhas dúvidas se JESUS disse isso mesmo.Já que o Espiritismo é uma doutrina que respeita a nossa capacidade de raciocinar e discernir(graças a Deus!),uma vez que não quer ver ninguém alienado,nem teleguiado,eu posso achar o que quizer,principalmente sabendo que muitos registros de escritos do passado foram adulterados ao bel prazer dos interesses e das conveniências religiosas.Não posso crer que o maior mestre,o maior psicólogo,o maior pedagogo,o maior sociológo e o maior tudo que Deus já enviou à Terra pudesse falar certas coisas que alguns homens dizem que Ele falou.Esta é uma opinião minha,não necessariamente respaldada pela opinião da Doutrina Espírita.
Mas vamos deixar essa observação pra lá para entrar direto no assunto.
Um dos maiores males da humanidade é a fofoca,ou melhor,a indústria da fofoca.Aquela "arte" sem-vergonha que muitas pessoas praticam,ao se envolver com a vida alheia,a falar dos outros,a tecer comentários sobre pessoas sem as conhecer direito,a afirmar como sendo verdade aquilo que nada mais é que o produto de seu "achismo",a tirar conclusões precipitadas sobre os outros e a julgar pessoas baseadas no disse-me-disse.
Essa é a "arte" que caracteriza a indústria da fofoca.
O mais lamentável é que,apesar da experiência que todo mundo tem,porque não deve haver ninguém que ainda não viu alguém ser vítima dessa lamentável "arte",o número de pessoas que se submetem a ser "artistas" nesse campo aumenta a cada dia.
Como se faz fofoca,no mundo!
Já que Jesus recomendou que não devemos fazer aos outros aquilo que não queremos que ninguém nos faça,deveríamos estar um pouco mais atentos para esse veneno que contamina tanto as pessoas.Não é concebível que uma pessoa que tenha um mínimo de inteligência se deixe levar por uma fofoca.Não é admissível alguém que raciocine tire conclusões e até tome decisões baseado em fofoca.
Mas,afinal de contas,como poderemos saber se o que alguém está nos dizendo acerca de uma pessoa é verdade ou fofoca?É muito fácil essa percepção:nenhuma pessoa verdadeiramente honesta fala mal de ninguém!Nenhuma pessoa que verdadeiramente tem paz fala mal de ninguém!Essa é a primeira característica que deve ser observada.
Mas você deve atentar também para um fator de suma importância:toda e qualquer pessoa que costumeiramente fala mal de alguém para você,com certeza também fala mal de você para outras pessoas.Não tenha a menor dúvida sobre isso.
Quando se trata de uma pessoa que faz questão de afirmar,repetidas vezes,coisas assim:
-"Olha,fulana,eu estou falando isso pra você porque eu sou sua amiga!"
-"Fulano,não vá comentar pra ninguém isso que estou lhe dizendo!"
-"Olha,meu amigo,eu vou lhe contar uma coisa sobre fulano,mas eu quero que você jure que não vai falar pra ninguém!"
Pode ter certeza de que se trata de uma pessoa fofoqueira,sem-vergonha.Se você der ouvidos,estará se caracterizando como uma pessoa idiota.Se acatar a informação como sendo verdadeira,pode requisitar um diploma de imbecil,outorgado pela universidade dos acéfalos.
Nenhuma pessoa,autenticamente verdadeira,diz nada para os outros que não possa confirmar a qualquer momento,em qualquer lugar,principalmente diante da pessoa alvo do comentário.
Por exemplo:
-"Meu amigo,isto que estou lhe dizendo agora,eu digo na frente de qualquer pessoa,diante de câmeras e microfones,para quem quizer ouvir e ainda assino,com firma reconhecida,pra quem quizer lêr".
Nesse caso,aí você já pode depositar um pouco mais de confiança na pessoa que está falando.
Mas,mesmo assim,não quer dizer ainda que esteja falando a verdade sobre determinada pessoa,pois pode ser que,embora sendo uma pessoa autêntica,formou uma "verdade equívocada",por um motivo ou por outro,e expôs seu conceito para outro alguém.
Mas leva uma vantagem,moral,muito grande sobre o caso anterior porque,em vez de ter sido covarde,traiçoeiro e cruel em lançar o veneno contra o outro,sutilmente e às escuras,pelo menos deu a esse outro o direito de defesa,que é um direito sagrado que todo e qualquer cidadão tem.
Por isso, é recomendável que as pessoas,no exercício de sua autenticidade e sobretudo da justiça,sempre proponham a todo aquele que lhes dirijam palavras falando mal de alguém:
-"Você falaria isso que está me falando sobre fulana,na frente dela?Você assina um documento autenticando isso que está me falando?"
Certamente o fofoqueiro tremerá nas bases,diante de uma proposta dessa,porque não terá a coragem de topar o desafio,porque sabe muito bem que se sua vítima mover um processo por calúnia e difamação ela não terá instrumentos para provar o que está dizendo e poderá sofrer sanções muito sérias.
Um fofoqueiro é muito mais bandido que uma pobre pessoa que rouba alimentos em um supermercado,na maioria das vezes para alimentar a sí e a membros de sua família,desesperada pela fome.É mais bandido até mesmo em se comparando com aquele que,à mão armada,toma sua carteira,para usar o dinheiro para alimentar alguém.Pelo menos esse mostra a cara,embora não lhe dê o direito de defesa.
Assim como Mahatma Gandhi,o apóstolo da não-violência,viu legitimidade moral no cidadão que mata um bandido dentro de casa para salvar a vida dos familiares ameaçados de morte,caracterizando o fato como um suicídio e não um homicídio,afirmamos que o ato de se mover um processo,na Justiça,contra um fofoqueiro,um difamador,e um caluniador,não representa um ato de violência nem um ato de falta de caridade contra o próximo.Muito pelo contrário,representa uma lição para corrigir esse terrível mal que,infelizmente,ainda existe sobre a Terra.
Não se trata de uma reação,trata-se de uma ação.
Muitos dos problemas que as pessoas enfrentam no dia-a-dia não têm suas causas em obssessores nem em satanases.Têm causa na própria omissão e na relevância de certas atitudes que não devem ser relevadas.
Que os homens lutem pela extirpação do mal da fofoca,com a mesma prioridade que estão lutando para acabar com a AIDS e o câncer,que destroem tantas pessoas.
                                   Vítimas da fofoca
Todos os grandes nomes da humanidade,aquelas pessoas que se destacaram em alguma atitvidade,foram vítimas de fofocas,criadas por inveja exacerbada.Muitas chegaram a ser levadas até à guilhotina ou à fogueira,sem ao menos ter conhecimento das razões pelas quais estavam sendo sacrificadas.
Almas infelizes e doentias inventaram que Sócrates foi homossexual,e muitos outros,certamente tão infelizes quanto,acreditaram na história.Sem querer discriminar os homossexuais a rotulação ao grande filósofo foi feita com objetivos de diminuir o grande valor que ele teve.
Martin Luther King,John Kennedy,Allan Kardec,São Francisco de Assis e muitos outros foram vítimas da fofoca.
O próprio JESUS,O CRISTO,foi vítima da fofoca daqueles que incutiram na cabeça dos governantes da Galiléia da época que Ele teria propósitos de jogar o povo contra Roma.Era um "achismo" colocado como se fosse verdade pelos fofoqueiros daquele tempo.
No período do governo revolucionário do Brasil,muitos foram cassados e presos,sem qualquer culpa,vítimas de fofocas,sem o menor direito de defesa.
Quantos artistas,quantos atletas e quantas pessoas famosas não sofrem por causa da indústria da fofoca?
A culpa maior não é nem de quem faz,é de quem alimenta,de quem espalha.Para não ser processado,nem correr o risco de ser morto,agredido,ou levar "pragas nas costas",ser alvo do ódio da pessoa a qual você falou mal,não faça fofoca!Cada um com a sua vida,porquê nós colhemos o que plantamos,sempre!Tudo tem uma consequência,seja ela negativa ou positiva.O que você joga para o Universo,ele te devolve!Com certeza.Por isso espalhe alegria,espalhe bondade,espalhe felicidade!Espalhe as "Palavras de Deus",aquilo que JESUS nos ensinou!Espalhe perdão!Espalhe amor!Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário