quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Cuidar de idosos é muito difícil!

Cuidar de idosos é muito difícil

Caros internautas,
Vamos voltar a falar de um assunto espinhoso, porém necessário. Pelos vários comentários expostos nos posts, relacionados ao emprego de cuidador de idosos, aqui no site, o que se nota é uma desinformação muito grande por parte das famílias que contratam, por parte dos próprios profissionais cuidadores e também, dos canais de comunicação em geral. Culpa disto: a profissão de CUIDADOR DE IDOSOS não é regulamentada por lei federal!
Repetindo a orientação de outros textos aqui dos blogs, o CUIDADOR DE IDOSOS é uma profissão somente reconhecida pelo Ministério do Trabalho e do Emprego, como trabalhador doméstico, ou seja, aquele que trabalha na casa de outras pessoas. Isto também inclui o motorista particular, o jardineiro, a empregada doméstica e a babá. Assim, o CUIDADOR DE IDOSOS tem algumas garantias pela constituição federal, como empregado doméstico (OBRIGATÓRIO):
  1. carteira de trabalho devidamente anotada
  2. salário mínimo garantido por lei, 13º salário e férias de 30 dias
  3. repouso semanal, de preferência no domingo
  4. licença gestante de 120 dias e a estabilidade no emprego até 5 meses após o parto
  5. aposentadoria
  6. aviso prévio de 30 dias
  7. licença paternidade de 5 dias corridos
  8. auxílio-doença pelo INSS
  9. seguro desemprego
  10. vale tansporte
  11. juntamente com o empregador, recolher o INSS
  12. finalmente, como todo trabalhador doméstico, fundo de garantia opcional pelo empregador.
O que está escrito acima é lei e não pode ser mudada. Não assinar carteira de trabalho é errado. Não dar férias é errado. Não dar folga semanal é errado. Não pagar o INSS é errado. E o que mais se lêem de reclamações, aqui nos comentários, são justamente estas! Ou seja, algumas famílias acham que a pessoa só tem direito ao salário e olhe lá! Chegam ao cúmulo de nos perguntar de quantos dias de férias o cuidador tem direito ou se é obrigado a pagar o salário mínimo e dar o 13º salário.
Nota-se a necessidade urgente do congresso nacional aprovar os projetos de lei, que já estão tramitando há anos, relativos à regulamentação da profissão de CUIDADOR DE IDOSOS. Com isto, ficarão mais claras as relações de trabalho entre o empregador (as famílias e as ILPIs) e o profissional contratado.
Cuidar de idosos é muito difícil!
Requer do cuidador a capacitação, o dom de saber lidar e cuidar dos idosos e lidar com suas famílias. Já é considerada a profissão do futuro, pois o Brasil e o mundo precisarão de centenas de milhares de pessoas capacitadas para cuidar de nossos idosos nos próximos 10 a 20 anos, onde seguramente teremos mais de 35 milhões de idosos, só no Brasil!
Ainda são poucos os bons cursos de capacitação par cuidador de idosos no Brasil. Ainda há muitas famílias que tratam mal os profissionais que cuidam de seus idosos em casa. Ainda não há, por parte dos poderes públicos, o reconhecimento e a estratégia de valorizar e capacitar estes profissionais.
É longo o caminho a ser percorrido. Enquanto isto, os maiores perdedores ainda estão do lado fraco da questão: nossos idosos  e nossos valorosos cuidadores!
P.S.: Vejam na íntegra as muitas perguntas e aberrações sobre a profissão de cuidador de idosos. Não deixem de ler os 95 Comentários para “CUIDADOR DE IDOSOS: PROFISSÃO REGULAMENTADA?”
Fonte,via Google:Márcio Borges – Editor de conteúdo – CUIDAR DE IDOSOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário