terça-feira, 19 de julho de 2016

PARÁ PODE DESBANCAR MINAS GERAIS NA PRODUÇÃO DE MINÉRIO

Com investimentos que podem chegar a US$ 17 BILHÕES,A Vale coloca em funcionamento este ano o Projeto S11D,no município de Canaã dos Carajás,sudeste do Pará,consolidando sua posição de maior mineradora de ferro do planeta TERRA.
O S11D da Vale será fundamental para alavancar a produção mineral do Pará,que caminha célere para conquistar,na próxima década,o título de maior Estado minerador do Brasil,desbancando a secular liderança de MINAS Gerais no setor.
O Pará se destaca em nível nacional como o maior produtor de bauxita e da cadeia de alumina e alumínio,com projetos gigantes como os da ALBRÁS E Alunorte,em Barcarena,hoje bancados pela multinacional norueguesa Hidro.
Também se firmou como maior produtor brasileiro de cobre,níquel e caulim e mantém-se no topo como grande produtor de manganês e ouro.
No primeiro trimestre de 2016,a produção de minério de ferro da VALE alcançou 77,5 milhões de toneladas,o que representou a maior produção para um primeiro trimestre na história da Vale.
As minas da SERRA DOS CARAJÁS no sudeste paraense alcançaram um recorde de produção para um primeiro trimestre de 32,4 milhões de toneladas,representando um aumento de 4,9 milhões de toneladas-ou 17,7%-em relação ao primeiro trimestre de 2015,devido principalmente ao forte desempenho das minas de N4WS e N5S.
A produção de ferro em Carajás atinge quase 50% de todo o ferro que a VALE  colocou no mercado internacional em 2016.
É a arrancada do Pará rumo ao topo da mineração brasileira.
TRANSCRITO DE UM TRECHO DO CADERNO DE SÊGMENTO "ECONOMIA" DO JORNAL "O LIBERAL",DE BELÉM DO PARÁ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário