sábado, 21 de novembro de 2015

HUMILDADE QUE BRILHA DO PARÁ!

Paraense é um dos jovens embaixadores

Sábado, 31/10/2015, 09:20:17 - Atualizado em 31/10/2015, 09:35:49
Paraense é um dos jovens embaixadores (Foto: Bruno Carachesti)
(Foto: Bruno Carachesti)
Do Tapanã, bairro da periferia de Belém, para Washington, nos Estados Unidos da América (EUA). Esse será o destino do estudante paraense Ruan Magalhães Rodrigues, 16 anos. Entre os 50 alunos da Rede Pública de ensino brasileira, ele foi o único paraense selecionado no Programa Jovens Embaixadores 2016. No dia em que completa aniversário, 8 de janeiro do próximo ano, viajará para os EUA e ficará por lá até o dia 31 do mesmo mês.

Na primeira semana, Ruan e os outros estudantes brasileiros conhecerão a capital americana e seus principais monumentos, participarão de reuniões com organizações do setor público e privado, visitarão escolas, projetos sociais, terão oficinas sobre liderança e empreendedorismo jovem. Nas duas semanas seguintes, o paraense conhecerá diferentes localidades nos EUA. Ele frequentará aulas nas escolas locais, conhecerá outros estudantes da mesma faixa etária, treinará o inglês, participará de atividades sociais e culturais nas comunidades.
O programa escolhe jovens exemplares nas comunidades, com espírito de liderança, atitude positiva, trabalho voluntário, excelência acadêmica e conhecimento da língua inglesa. Ao retornarem para o Brasil, a proposta é que eles empreguem na comunidade tudo o que aprenderam.
Ruan ocupa a maior parte do tempo em trabalhos voluntários na Igreja Quadrangular. Ele atua, há 5 anos, como líder dos jovens e professor das crianças. “Aqui, muitos procuram maus caminhos e a gente tenta mostrar que esses caminhos não são os corretos”, diz Ruan. Na Escola Estadual Magalhães Barata, o jovem faz o convênio integrado ao curso técnico de eletrônica. As suas notas variam entre 10 e 8. Ruan ganhou uma bolsa integral num curso de idiomas, está no último nível e fala fluentemente a língua inglesa.
FASES
Ruan enfatiza que estar entre os 50 selecionados pelo programa exigiu persistência. Ele precisou passar por 5 fases (veja box abaixo), até saber o resultado tão aguardado. O estudante conta estar ansioso para a viagem e, ao mesmo tempo, tenta permanecer tranquilo. Com a experiência fora do Brasil, Ruan espera ajudar a comunidade e incentivar outros jovens a se envolverem nos estudos e trabalhos sociais. “Se eu recebi a graça de ser chamado, é porque posso mudar a realidade e ajudar outras pessoas a fazer o mesmo”, ressalta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário