Um contrato envolvendo a Televisa e a Rede Globo,duas poderosas emissoras de seus respectivos países,México e Brasil,foi seriíssimamente assinado.O objetivo é uma passar a novela da outra para ser exibida na grade de programação do seu país.Isso significa que as novelas brasileiras serão introduzidas em algum horário da maior emissora de tevê do México,ao mesmo tempo que as novelas mexicanas passarão a ser exibidas pela maior televisão do Brasil.Algo inédito na história da teledramaturgia dos dois países,já que antes em nenhum momento haviam feito tal ato teledramatúrgico.
-São duas grandes potências na produção de telenovelas a patamar mundial.Os telespectadores brasileiros e mexicanos só tem a ganhar!-aponta Edson Sol Clair.
É bom lembrar que a primeira emissora do país a passar as novelas mexicanas aqui foi o SBT,que por sua vez nunca vendeu suas poucas novelas para a Televisa.Pelo contrário até produziu remakes de novelas mexicanas com elenco do Brasil.A crítica achou "insôsso".E com razão,pois a magia mexicana de produzir folhetins é única.Assim,idem,com os folhetins do Brasil.Já lá no México as novelas da Rede Globo sempre foram compradas para serem exibidas pelas concorrentes da Televisa,com audiência abaixo da dela,que é considerada a "Globo do México".
Agora,não,as duas poderosas unem-se para dar maior ibope às novelas exibidas em países opostos.Aqui com a extinção da esgotadíssima "Malhação",a Globo fará a estréia da primeira novela mexicana na emissora,com "Véu de Noiva",script da "maga" Janete Clair.A novela de 2003 não foi precisamente um remake da novela de Janete Clair, porém traz elementos da versão de 1971, realizada no México, que era uma adaptação da novela da Tv Globo de 1969. Esta versão foi resultado da união de duas novelas: "Véu de Noiva", original de Janete Clair e de "No Creo en Los Hombres", de Caridad Bravo Adams, que chegou a ser exibida no Brasil em 1993, pelo SBT.Vendida a sinopse para a Televisa,para ser transformada em outra novela no México,virando "Velo de Novia".A meta de ibope para esse horário é de 15 a 20 pontos.Será tranquilamente alcançado,ou até ultrapassado."Malhação" já não passava dos 11 pontos.Agora é só esperar.E é os telespectadores que só tem a ganhar!
Regina Duarte-É sinal da globalização,que atinge uma harmonia,um intercâmbio,fantásticos,entre as teledramaturgias dos países envolvidos!
Glória Menezes-Não acho um retrocesso!É fabuloso!Tem muita novela boa tanto no Brasil quanto no México!E um tem muito o que aprender com o outro.É bárbaro!
Tarcísio Meira-É sobretudo muito curioso!Terei o privilégio de assistir a número 1 do Brasil passando as novelas da número 1 do México!É de um intercâmbio teledramatúrgico mega-criativo e bem-inteligente!Às duas emissoras,os meus parabéns!
Francisco Cuoco-Apesar de produzirem suas telenovelas de modos bem distintos,no entanto as duas bebem na mesma fonte:a do novelão.E isso é muito bom!Tanto a Globo quanto a Televisa só tem a ganhar!
José Mayer-Toda união teledramatúrgica gera grandes ganhos ao telespectador,e daí que sempre deve virar motivo de comemoração!Isso é sensacional!
Christiane Torloni-Eu a-do-rei a idéia!...
E não é só isso.Uma outra cláusula contratual prevê empréstimos de autores e autoras de novelas dos dois países para escrever telenovelas em outra nação,ou seja,exemplo a Glória Perez pode muito bem ser "emprestada" pela Globo para escrever uma novela na Televisa,no México.Assim como algum novelista mexicano de grande nome naquele país pode vir a escrever uma novela para o Brasil.Glória Perez acha magnífico.
-Isso sem sombra de dúvidas abrirá muitas portas,tanto para a classe dos novelistas brasileiros,quanto aos mexicanos!-observa.Expandindo bastante os nossos horizontes telenovelísticos!Abrindo muitas possibilidades de carreiras internacionais!Além do que terá outros benefícios.A Regina Duarte por exemplo poderá trabalhar em uma novela minha lá no México e a Thalia lá do México poderá trabalhar em uma novela de um autor mexicano escrita aqui no Brasil!É muito bom!Todos só tem a ganhar!-comemora a autora acreana,a única novelista brasileira a ser premiada com o "Grammy Internacional",o "Oscar da Televisão Mundial"!Promete!
Nenhum comentário:
Postar um comentário