quarta-feira, 31 de maio de 2023

Amazônia Azul

 

O que é a Amazônia Azul: você deveria conhecer esse tesouro brasileiro!

  • 08/03/2022
  •  12 minutos

Essa é a Amazônia Azul: mais de 3 milhões de quilômetros quadrados, um valor imensurável e, ainda assim, desconhecido por boa parte da população. Você já ouviu falar nesta região que representa, aproximadamente, metade da massa continental brasileira?

O que é Amazônia Azul e qual a sua importância?

A Amazônia Azul é a faixa oceânica que o Brasil tem direito de exploração. Uma verdadeira imensidão azul, essa região representa a superfície do mar, águas sobrejacentes ao leito do mar, solo e subsolos marinhos contidos na parte do Atlântico que delineia a partir do litoral até o limite da Plataforma Continental brasileira.A importância da Amazônia Azul está no seu potencial de desenvolvimento sustentável, com uma rica biodiversidade. As regiões pertencentes a esse território possuem belezas únicas e contribuem em bilhões de reais para o turismo e outras indústrias, sem deixar de destacar os esforços com preservação e manutenção desses espaços. Essa área corresponde a 3,6 milhões de quilômetros quadrados, com possibilidade de ampliação para até 5,7 milhões de quilômetros quadrados a partir do Estudo do Limite Exterior da Plataforma Continental Brasileira encaminhado à ONU. A regiãobrasileira que abraça maior parte da Amazônia Azul é a Nordeste, que tem nesse território um grande potencial de uso econômico a partir das suas riquezas .Dentre as muitas riquezas ecológicas desta imensidão, pode-se pontuar o arquipélago de Abrolhos, que concentra a maior biodiversidade marinha do Atlântico Sul, com cerca 1.300 espécies registradas.


Como você pode ver na imagem acima, a Amazônia Azul se divide em quatro principais seções: o Mar territorial, a Zona Contígua, a Zona Econômica Exclusiva (ZEE) e a Plataforma Continental. Destacam-se duas destas divisões como as de maior importância estratégica. Na Zona Econômica Exclusiva, o Estado costeiro tem direitos de soberania para exploração e aproveitamento, gestão dos recursos naturais vivos e não vivos e no que toca a quaisquer atividades com vista à exploração da ZEE para fins de economia, como produção de energia eólica e hidráulica.Já na Plataforma Continental, seguindo os critérios e condicionantes do Artigo 76 da Lei do Mar, o Estado costeiro também exerce seus direitos de soberania para efeitos de exploração, entretanto, com maior enfoque aqui em recursos minerais. Os direitos do Estado costeiro são exclusivos de tal maneira que, se o mesmo não explora a plataforma, ninguém mais pode empreender atividades sem o expresso consentimento desse Estado. 

Amazônia Azul e a conexão com a Marinha Brasileira 

Um território importante para a ecologia, economia e sociedade brasileira, despertando interesses de toda a ordem. Além disso, a Amazônia Azul tem robusta presença da Marinha do Brasil para controle, monitoramento e defesa das riquezas da região.A partir da descoberta de reservas de petróleo no pré-sal, em áreas adjacentes à ZEE brasileira, a Marinha ampliou sua atuação na defesa sobre este espaço, fazendo operações de monitoramento e investindo em projetos como os submarinos nucleares.A defesa da região é uma pauta importante para preservação das riquezas naturais e uso sustentável das mesmas.Um dos programas que a Marinha possui para essa estratégia é o Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul (SisGAAz), que constitui um conjunto de equipamentos e sistemas para colher informações nessa faixa oceânica e busca compartilhá-las com órgãos federais.

Por que a área oceânica brasileira é chamada de Amazônia Azul?

É também da relação com a Marinha que surge a denominação que se tem para o território. O secretário da Comissão Interministerial de Recursos do Mar, vice-almirante Marcos Silva Rodrigues, aponta que a nomenclatura se dá com intuito de ampliar o conceito de “Amazônia Verde”, pois o território marítimo brasileiro possui equivalentes dimensões e riquezas em relação à Floresta Amazônica.Apesar de ser chamada de Amazônia Azul, o território se estende por toda a costa marítima brasileira, compreendendo tanto as áreas situadas ao largo da porção continental do país, quanto aquelas localizadas ao redor de ilhas como o Arquipélago de Fernando de Noronha e a Baía de Todos os Santos

Amazônia Azul e suas potencialidades 

A Amazônia Azul, região sobre a qual o Brasil exerce soberania, tem um enorme potencial de recursos. Muitos deles ecológicos, minerais e energéticos exploráveis e, outros, marcos para a preservação.O fundo dos oceanos, por exemplo, auxilia pesquisadores na pegada do carbono, que é o cálculo feito da emissão total de gases de efeito estufa associados à ação humana. Grande parte da concentração de carbono se encontra nos oceanos.Portanto, a Amazônia Azul é uma relevante região para o desenvolvimento econômico sustentável, social e estrategicamente. Além disso, abarca uma importância ímpar para a estabilidade do clima no país e para a qualidade do meio ambiente da costa marítima brasileira.Na geração de empregos, por exemplo, a Amazônia Azul contribui para a navegação, pesca, turismo, geração de energia renovável, entre outros e infindáveis ofícios. 

Amazônia Azul brasileira 

Pode-se considerar até estranho que a Amazônia Azul não tenha maior conhecimento popular dada a sua imensidão e relevância. Alguns números expressivos podem ilustrar o quanto esse território tem impacto no país.

Qual a importância da Amazônia Azul para o território brasileiro

A importância da Amazônia Azul parte do ar que respiramos. Grande parte do saldo de oxigênio é proveniente dos oceanos. Além disso, um crescimento sustentável só é possível com maior uso de energias limpas, tais quais a eólica e a hídrica. Preservar e conservar este patrimônio natural brasileiro é também pensar no futuro e na sobrevivência das próximas gerações. Ainda assim, sustentabilidade não se trata do “não uso”, mas do saber como usar.A tendência para os próximos anos é que grandes companhias invistam pesado em inteligência que possibilite o alcance de uma migração para novas matrizes energéticas. Empresas portuárias como o Tecon Salvador, unidade de negócio da Wilson Sons, buscam atuar nesse ecossistema reafirmando o compromisso com os pilares ESG. O uso da alta tecnologia para melhor destinação de resíduos e sistemas de energia renováveis pretendem diminuir os impactos ambientais. Cabe salientar que as informações aqui expostas têm base no que já é evidenciado por pesquisadores das mais diversas áreas de estudo do território, mas tal qual o oceano, existe uma profunda e desconhecida fonte de riquezas e possibilidades a serem utilizadas em prol da sociedade brasileira.Gostou de saber mais sobre a Amazônia Azul? Clique aqui receba gratuitamente o nosso e-book sobre a Baía de Todos os Santos e saiba mais sobre as atividades desenvolvidas na Capital da Amazônia Azul.


Nenhum comentário:

Postar um comentário