sexta-feira, 31 de março de 2017

DEFENDA OS CORAIS DA AMAZÔNIA!!!

Greenpeace faz intervenção gigante em Copacabana pelos corais da Amazônia

Intervenção foi assinada pelo artista norte-americano John Quigley. Ação celebra descoberta de corais perto do encontro entre o Rio Amazonas e o mar                                       Por G1 Rio

SABER VOTAR É AJUDAR A ACABAR COM A CORRUPÇÃO!!!

30/03/2017 12h40 - Atualizado em 30/03/2017 20h28

‘Arrombamento da Prefeitura de Capela foi forjado’, diz delegado

Testemunha diz que recebeu proposta de Sukita para mentir.
Município decretou estado de emergência após suposto arrombamento.

Na manhã desta quinta-feira (30) uma coletiva de imprensa foi realizada pela Polícia Civil sobre as investigações referentes a uma denúncia de vandalismo na Prefeitura de Capela, feita pela atual prefeita Silvany Sukita (PTN) que afirmou ter encontrado o local revirado no dia 02 de janeiro, quando iria iniciar o seu mandado.
Segundo o delegado geral da Polícia Civil, Alessandro Vieira a perícia constatou que o local não foi arrombado. “Constamos que o arrombamento foi forjado e estamos na fase de identificação dos participantes dessa situação”, disse.

Ainda de acordo com o delegado uma testemunha assumiu que mentiu durante o seu depoimento.
"Temos um depoimento em vídeo de um homem que inicialmente disse ter visto o ex-prefeito chutando pastas de documentos do município, mas que depois confessou ter sido seduzido por uma proposta de trabalho ofertada por Manuel Messias Sukita, marido da prefeita e secretário de obras e de um funcionário da atual administração da prefeitura que é responsável pela vigilância da prefeitura para que mentisse”.

Alegando não ter condições para iniciar os trabalhos a então prefeita decretou situação emergência, o que permitiu segundo a polícia que contratos fossem realizado sem acompanhamento da Justiça.

A Polícia informou também que o inquérito ainda não foi concluído e que até o momento 12 testemunhas foram ouvidas.
Através de nota a prefeita de Capela reafirmou que recebeu a administração da prefeitura em estado caótico, com equipamentos deteriorados e ausência significativa de documentos e que a referida situação foi devidamente comunicada aos órgãos de controle – Tribunal de Contas, Ministério Público Estadual e Polícia Judiciária.
A prefeita destacou ainda que o Tribunal de Contas considerou gravíssimas as denúncias apresentadas pela prefeita, em nota emitida em 06 de janeiro de 2017. Segundo ela, na ocasião, o Tribunal notificou o ex-prefeito para devolver os documentos que estavam em sua posse, ato só ocorrido em 10 de janeiro de 2017, corroborando com os fatos denunciados.
Ainda através de nota ela informou que a administração municipal espera que a verdade dos fatos seja apurada com a mais absoluta imparcialidade e isenção. E que seguirá pleiteando das autoridades policiais que levem em consideração a documentação e as provas apresentadas, bem como a ouvida das demais testemunhas indicadas antes de emitir qualquer juízo de valor sobre o mérito da questão, já que o mesmo é função do Poder Judiciário.
A nota informou também que atendendo a uma solicitação dos servidores citados na coletiva de imprensa, a prefeita acatou o pedido de afastamento voluntário deles até o final das investigações.O ex-prefeito de Capela, Ezequiel Leite disse que entregou a prefeitura em perefeito estado e que vai avaliar qual medida judicial vai tomar.
Entenda o caso
 Os servidores da nova administração do município de Capela (SE) foram surpreendidos, na manhã do dia 02 de janeiro de 2017, quando chegaram ao prédio da prefeitura e encontraram o local totalmente revirado.
Segundo a prefeita Silvany Sukita, as salas do prefeito, da secretaria de obras e do arquivo estão lotadas de caixas jogadas pelo chão e muito papel espalhado. Além disso, fios elétricos foram cortados e computadores não foram encontrados.
Na ocasião, a prefeita denunciou o caso a Secretaria de Segurança Pública de Sergipe e suspendeu o atendimento ao público durante os primeiros dias da nova administração.
Diante da denúncia realizada pela atual prefeita a assessoria de imprensa do ex-prefeito Ezequiel Leite informou que fez questão de reunir os funcionários e colaboradores da administração, e os recomendou deixar as instalações em perfeitas condições de funcionamento, para que os serviços sejam continuados.
De acordo com a assessoria, a transição foi feita e as chaves dos prédios, e de cada secretaria, ficaram com os devidos responsáveis, indicados pela futura administração.
O ex-prefeito afirmou ainda que repudia o ato de vandalismo. E afirmou que não foi ato de sua gestão, nem de seus colaboradores. E que julgava tais atitudes contrárias ao seu modelo de gestão.
FONTE:  http://g1.globo.com/se/sergipe/noticia/2017/03/arrombamento-da-prefeitura-de-capela-foi-forjado-diz-delegado.html


ESTUDANDO NUVENS

Através da observação das nuvens podemos observar, ou identificar, as condições atmosféricas de determinado local, pois estas refletem em sua quantidade, forma e estrutura.
Para que haja a formação de nuvens é necessário que parte do vapor d’água contido na atmosfera se condense, formando pequenas gotículas de água, ou solidifique, formando minúsculos cristais de gelo. A esta formação, ou aglomerado de cristais de gelo e gotículas damos o nome de nebulosidade.
Uma característica que diferencia os variados tipos de nuvens é a altura em que elas se formam, ou onde se encontra sua base e seu topo. Mas, é importante lembrar, que esta altura varia conforme a posição geográfica (latitudinal) da região considerada. Por exemplo, na região tropical a altura mínima (estágio baixo) e máxima (estágio alto) de uma nuvem costuma ser a 2 km e 18 km de altura da superfície respectivamente, enquanto que nas regiões polares e temperadas as distâncias são, respectivamente, 2 km e 8 km, e 2 km e 13 km.

Nuvens baixas

Internacionalmente, existem cinco denominações para tipos de nuvens que se encontram no estágio baixo, a 2 km da superfície.

Cumulus – Cu

Cumulus. Foto: kzww / Shutterstock.com
Cumulus. Foto: kzww / Shutterstock.com
Nuvens isoladas que apresentam uma base sensivelmente horizontal, tem contornos bem definidos, uma cor bem branca quando iluminada pelo sol, provoca chuvas na forma de pancadas, constituídas principalmente por gotículas de água, mas podem conter cristais de gelo no topo. Variações: humilis, quando apresentam desenvolvimento vertical; mediocris, quando possuem o topo arredondado; fractocumulus, quando se desmancham por causa de alguma turbulência.

Congestus

Congestus. Foto: SimonHS / Shutterstock.com
Congestus. Foto: SimonHS / Shutterstock.com
Tem bordas protuberantes no topo e considerável desenvolvimento vertical, indica profunda instabilidade e favorecimento por escoamento ciclônico em altitude.

Cumulonimbus – Cb

Cumulonimbus. Foto: NASA
Cumulonimbus. Foto: NASA
Com grande desenvolvimento vertical apresenta a forma de uma montanha e sua forma só pode ser vista de longe devido ao seu tamanho. No topo, geralmente apresenta a forma característica de uma bigorna. É uma nuvem mais escura formada por grandes gotas de água e granizo, podendo conter cristais de gelo no topo. Está associada a tempestades fortes com raios e trovões.

Stratocumulus – Sc

Stratocumulus. Foto: NOAA
Stratocumulus. Foto: NOAA
Cinzentas ou esbranquiçadas é formada por gotículas de água e estão associadas a chuvas fracas. Variações: cumulusgenitus, vesperalis.

Stratus – St

Stratus. Foto: NOAA
Stratus. Foto: NOAA
Nuvem cinzenta que provoca chuvisco. De cor cinza forte com base uniforme, costuma encobrir o sol ou a lua.

Nuvens médias

A seguir, três denominações para as situadas em estágio médio, de 2 a 8 km em latitude tropical, 2 a 7 km em região temperada e de 2 a 4 km na região polar...

Nimbostratus – Ns

Nimbostratus. Foto: Pi-Lens / Shutterstock.com
Nimbostratus. Foto: Pi-Lens / Shutterstock.com
Nuvens de grande extensão e base difusa formadas por gotas de chuva, cristais ou flocos de gelo com cor bastante escura.

Altostratus – As

Altostratus. Foto: Ustyuzhanin Andrey Anatolyevitch / Shutterstock.com
Altostratus. Foto: Ustyuzhanin Andrey Anatolyevitch / Shutterstock.com
Assemelham-se a um lençol cinzento, às vezes azulado, sempre tem umas partes finas que permitem ver o sol. É formada por gotas de chuvas e cristais de gelo.

Altocumulus – Ac

Altocumulus. Foto: Lawrence Wee / Shutterstock.com
Altocumulus. Foto: Lawrence Wee / Shutterstock.com
Nuvem cinza (às vezes branca) que apresenta sombras próprias e tem a forma de rolos ou lâminas fibrosas ou difusas. Raramente contém cristais de gelo e por entre as nuvens deste tipo é possível enxergar pedaços do céu claro. Variações: lenticularis, radiatus, cumulusgenitus, opacus, plocus ou castellatus.

Nuvens altas

E por fim, três denominações para formações em estágios altos, de 6 a 18 km na região tropical, 5 a 14 km na região temperada e 3 a 8 km na região polar.

Cirrus – Ci

Cirrus. Foto: C_Eng-Wong Photography / Shutterstock.com
Cirrus. Foto: C_Eng-Wong Photography / Shutterstock.com
Nuvens com brilho sedoso, isoladas e formadas por cristais de gelo parecendo convergir para o horizonte. Podem se formar da evolução da bigorna da cumulusnimbus. Variações: filosus ou fibratus, uncinus, spissatus ou nothus, ou densus.

Cirrocumulus – Cc

Cirrocumulus. Foto: allou / Shutterstock.com
Cirrocumulus. Foto: allou / Shutterstock.com
Nuvens braças compostas quase exclusivamente por cristais de gelo agrupados em grânulos semi-transparentes. Variações: stratiformis, lenticularis, castellatus.

Cirrostratus – Cs

Cirrostratus. Foto: Karen Faljyan / Shutterstock.com
Cirrostratus. Foto: Karen Faljyan / Shutterstock.com
Nuvens parecidas com um véu transparente que dão ao céu um aspecto leitoso. Constituída por cristais de gelo. Variações: fibratus, nebulosus.
 http://www.infoescola.com/meteorologia/tipos-de-nuvens/

quinta-feira, 30 de março de 2017

"BANHO DE FLORESTA"!!!

Edição do dia 25/10/2013
25/10/2013 22h52 - Atualizado em 26/10/2013 00h28
 Cientistas japoneses afirmam que 'banho de floresta' combate doenças
 Japão certifica florestas como local de tratamento. A ideia é usar a medicina preventiva para reduzir gastos do sistema público de saúde.
 Os cientistas defendem a ideia de que mesmo em uma sociedade moderna, em uma cidade grande, o nosso instinto ainda é o de viver em um estado mais natural. Sem isso, as pessoas sofrem! Estamos sempre prontos para reagir a um perigo que pode surgir a qualquer instante. Ficamos estressados e o nosso organismo fica vulnerável.

No Japão, não é mistério para ninguém - se você busca ar puro, tranquilidade, silêncio, não tem caminho mais lógico a seguir do que a natureza.
O que todos nós já ouvimos falar, está sendo confirmado pela ciência: um passeio em um lugar com bastante natureza pode servir de remédio contra várias doenças. É a base da chamada medicina preventiva. E o Japão é um dos lugares onde mais se estuda a relação entre saúde e natureza.
A universidade de Chiba, que fica perto de Tóquio, é o centro desta investigação. O Globo Repórter veio conhecer um destes trabalhos - a pesquisa dos chamados fitocidas - os aromas dos óleos essenciais das plantas e das árvores das florestas - e acabou chegando no laboratório do professor Yoshifumi Miyazaki.

Pesquisadores medem a pressão arterial e as atividades cerebrais no momento em que se respira um ar comum e repetem a experiência medindo a pressão arterial e a atividade cerebral, enquanto se respira o ar com o aroma da floresta e da árvore do Japão. Após a segunda medição eles fazem a comparação se houve um relaxamento e se houve uma mudança nas funções.
Quando a pessoa que participa desse tipo de experiência fecha os olhos, o fitocida começa a ser liberado - é um aroma leve, bem suave. Do cipreste de Taiwan. E dois minutos depois acaba a experiência.
O relaxamento que ocorre no momento em que o fitocida começa a ser liberado, fica muito claro nos gráficos.
O repórter pergunta se qualquer perfume não pode provocar o mesmo efeito, mas o pesquisador diz que não: “Cheiros fortes não são bem aceitos. É preciso que o aroma seja sutil e natural”, diz.
Quando mergulhamos em uma floresta, nosso corpo, segundo os pesquisadores, se aproxima de um estado de bem estar que nos deixa mais resistentes.
A natureza é um estímulo aos sentidos: o visual, os sons, o sabor de uma fruta, estar em contato tão próximo com a natureza - isso faz um bem danado e todo mundo sabe. Agora, a explicação científica para tantos benefícios estaria no olfato, nos cheiros que sentimos aqui.
Os pesquisadores da universidade de Chiba já realizaram mais de 50 estudos sobre os fitocidas, envolvendo cerca de 600 voluntários.
A equipe do Globo Repórter, acompanhou uma parte do experimento, na floresta.
Kenji Hashimoto é um dos voluntários da pesquisa. Tem 44 anos e sofre de hipertensão arterial moderada. Hashimoto repetiu uma etapa do estudo que já foi feita igualzinha na cidade.
Primeiro o voluntário da pesquisa observa o ambiente durante 20 minutos. Depois, caminha pela floresta, mais 20 minutos, e novamente observa a natureza por outros 20 minutos. Sempre monitorado. A resposta do organismo à terapia das florestas é surpreendente. Conheça alguns números:
- Uma redução de 16% do hormônio do stress
- De 2% na pressão arterial
- De 4% na frequência cardíaca
- E um aumento de mais de 100% das atividades do sistema nervoso parassimpático - que mede o nível de relaxamento
“Sempre gostei de escalar montanhas e de pescar. Agora, depois de participar desse estudo, meu hobby também terá outro significado”, diz Kenji Hashimoto, voluntário da pesquisa.
O professor Miyazaki diz que o efeito de um bom passeio na floresta ou na montanha sobre o sistema imunológico pode durar até um mês.
Segundo os cientistas, o banho de floresta aumenta o número de células NK - as Natural Killers. Como o nome em inglês já diz, são as células exterminadoras, que surgem na medula óssea e combatem infecções e tumores.
A sabedoria japonesa, por sua vez, nunca precisou de toda essa comprovação científica.
O país pode ser pequeno. Mas é quase todo coberto por florestas. Akasawa, por exemplo, foi a primeira reserva florestal do país. Instituída no século XVI, foi também a primeira a receber o selo de floresta certificada para tratamento.
A certificação de uma floresta como local de tratamento passa pela beleza do lugar, pelas árvores, mas também pela estrutura que oferece para receber bem os visitantes. A ideia é usar a medicina preventiva para reduzir os gastos do sistema público de saúde.
Se depender dos próprios japoneses, não será preciso de nenhuma campanha especial. As florestas vivem cheias! É um hábito por aqui.
Um casal entrevistado já visitou muitas florestas:
Senhor: Eu gosto de ouvir o canto dos passarinhos.
Senhora: Eu prefiro os lugares com água por causa do barulhinho e de onde se vê as montanhas.
Senhor: Para mim, um passeio na floresta ajuda a limpar o corpo!
Senhora: Eu moro num lugar cercado de verde, mas adoro vir até a floresta - acho que faz bem para a alma!
FONTE:  http://g1.globo.com/globo-reporter/noticia/2013/10/cientistas-japoneses-afirmam-que-banho-de-floresta-combate-doencas.html

Resultado de imagem para imagens da ilha de cotijubaResultado de imagem para imagens da ilha de cotijubaImagem relacionada

 

MISTÉRIO NO LITORAL MARANHENSE!


Veja passaportes encontrados na embarcação que apareceu em Cedral

Os passaportes encontrados na embarcação Baraka aparecida misteriosamente em Cedral foram divulgadas. Como já informado anteriormente por nosso blog, o barco estava sob comando de chineses. Foram encontrados dois passaportes (foto).
passaportes 1passaportes
O Mirinzalense segue coletando informações com estudiosos e membros da Marinha do Brasil no Maranhão, para o desvendamento do mistério quanto à aparição do Baraka na região costeira de Cedral.
Até o momento, temos a informação de que “para que que seja feita a remoção da embarcação da praia até a capital, São Luís, exigiria-se uma logística muito grande – embarcações que puxassem-a, já que está encalhada – por isso, não se sabe se esse será de fato o procedimento”, nos disse um porta-vós da Marinha.
As investigações continuam em torno do desaparecimento dos indivíduos. Um estudioso em transporte marítimo que esteve no local nos disse que “a hipótese de que piratas tenham saqueado a embarcação e matado os tripulantes é quase que descartada, já que os principais objetivos que poderiam ser roubados estavam na embarcação (mercearias, roupas, etc)”, disse.
 Tentamos contato com o Comandante da Capitania dos Portos do Maranhão, na manhã dessa quarta (30), para saber como andam as investigações, mas o mesmo não se encontrava.FONTE: https://mirinzalense.wordpress.com/2017/03/30/veja-passaportes-encontrados-na-embarcacao-que-apareceu-em-cedral/
 

Marinha identifica barco aparecido em Cedral, e rebocará para São Luis amanhã (28)

O barco Baraka, que apareceu misteriosamente em uma praia do município de Cedral, no litoral ocidental maranhense, já foi identificada como uma embarcação japonesa, segundo informações fornecidas ao blog pela Marinha do Brasil.
img-20170327-wa0058.jpg
“A equipe da Marinha do Brasil estará se deslocando para Cedral amanhã (27), por volta das 4h00min da madrugada para trazer pra São Luís o barco”, nos disse um representante da Marinha. “Somente após isso, faremos as investigações sobre o que pode ter acontecido”, concluiu.
A mobilização da população daquela cidade tem sido intensa para descobrir esse possível mistério e, o que porventura poderia ter acontecido com os tripulantes, já que a embarcação atracou normalmente na praia do Sassoitá, região litoral de Cedral.
O blog Mirinzalense foi o primeiro veículo a dar a notícia e, assim que obtivermos mais informações, atualizaremos os nossos leitores.
FONTE:  https://mirinzalense.wordpress.com/2017/03/27/marinha-identifica-barco-aparecido-em-cedral-e-rebocara-para-sao-luis-amanha-28/
 

quarta-feira, 29 de março de 2017

SEJA FELIZ,EM NOME DE JESUS!!!



terça-feira, 14 de março de 2017

SOMOS TODOS DIFERENTES!!!


ÁGUA DE OURO COLOIDAL

Descrição do produto

O que é o OURO COLOIDAL?
São nano partículas de ouro puro suspensas em água. O Ouro metálico é dividido em finas partículas (1-100 nanômetros), que ficam permanentemente suspensas em solução, exibindo novas propriedades devido à extensa área superficial contendo grande quantidade de ouro. Ouro coloidal é um líquido límpido, de cor avermelhada, chegando a tons púrpuros dependendo da concentração.
Ouro Coloidal NanoGold
Concentração: 20 ppm
Posologia 15 ml por dia
CARACTERÍSTICAS FÍSICAS:
INDICAÇÕES E BENEFÍCIOS
Contém partículas de ouro de 99,99% de pureza;
Elaborado água destilada pura, desminiralizada e deionizada;
Não é tóxico e não interfere ou reage com nenhum outro medicamento;
Não tem sabor nem odor forte ou desagradável;
PRAZO DE VALIDADE:
Não há limite para a validade
INDICADO PARA:
Ouro Coloidal pode ser classificado como suplemento nutricional mineral, sem contra indicações, sendo averiguados resultados nos seguintes casos:
  • Atuação na diminuição de níveis de stress, fadiga e ansiedade.
  • Recuperação de memória com aumento da capacidade cognitiva
  • Melhoria na capacidade de concentração mental (déficit de atenção)
  • Diminuição significativa de dores causadas por artrites, artroses, reumatismos e má circulação (inchaços, L.E.R – lesões por esforço repetitivo)
  • Tratamento de queimaduras e inflamações
  • Diminuição dos efeitos do climatério (menopausa)
  • Aumento da energia vital, agindo positivamente sobre a libido
  • Melhoria do estado de humor, crescente sensação de bem estar.
Os efeitos e benefícios certamente variam de uma pessoa para outra, considerando as estruturas biotípicas e metabolismos específicos. Os resultados podem ser sentidos com apenas alguns dias de uso, como eliminação de dores e melhora do humor; as melhoras no desempenho mental são detectadas em algumas semanas.
Um frasco de 500 ml de Aure-NanoGold dura 30 dias (uma colher de mesa pela manhã e à noite)
O ouro coloidal é obtido dividindo-se o ouro metálico em minúsculas partículas que permanecem suspensas em solução aquosa, passado a exibir novas propriedades, devido à extensa área superficial contendo grande qualidade de ouro.
Em 1890, o bacteriologista alemão, Robert Koch, obteve o Premio Nobel, por ter descoberto que compostos feitos com ouro inibiam o crescimento das bactérias que causavam tuberculose. Na Roma antiga, pomadas (ungüentos) feitas com ouro eram usadas para tratamento de úlceras na pele.
No Século 19, o ouro coloidal foi comumente usado nos Estados Unidos no combate ao alcoolismo. Nos Estados Unidos, desde 1885, o ouro é conhecido por suas capacidades curativas sobre o coração e melhora da circulação sangüínea. Desde 1927 tem sido usado no tratamento de artrite. Desde 1965 é listado como o remédio número um contra a obesidade.
Atualmente, o ouro tem papel importante na estética e está inserido em tratamentos para artrites, obesidade, úlcera de pele, ferimentos por picadas, neuropatias, cardiopatias, desintoxicação, hiperatividade, câncer de próstata, câncer de ovário, estresse físico, depressão, melancolia, falha de memória e emagrecimento. Aumenta também a energia e atua positivamente sobre a libido e a vitalidade; rejuvenescendo as células e auxilia nos distúrbios de déficit de atenção. Aumenta a acuidade mental e a habilidade de concentração.
Trabalhos recentes apontam um aumento de 20% no Q.I. de pessoas que ingerem diariamente doses de ouro coloidal, por apenas três semanas. O ouro coloidal aumenta a condutividade entre as terminações nervosas e sobre a superfície do cérebro.
Fonte: http://terapiafloralon-line.blogspot.com/2010/09/ouro-coloidal-breve-historia-dos-usos.html
Produto sem contra-indicações, natural e artesanal, isento de registro ANVISA – Resolução RDC 278 / 2005.
Ouro Coloidal NanoGold
Concentração: 20 ppm
Posologia 15 ml por dia
 ourot500

UMA ÓTIMA LITERATURA SOBRE OS CHAKRAS!

Os 7 Chakras principais dos Seres Vivos




Os 7 Chakras principais dos Seres Vivos

314e76ed10c79f67b7577eec713e84ab

Tudo é feito de energia

Para começar a falar sobre os chacras, é preciso falar sobre energia. Energia é tudo o que vibra: a luz, o som, os raios do Sol, a água… Tudo o que existe no Universo é composto por energia. Tudo o que vemos é composto por energia condensada, ou seja, matéria.
Nosso corpo físico é matéria, ou seja, energia. O nosso planeta é composto de energia condensada, assim como a natureza e todas as coisas que o homem criou. Há energia em todo o lugar, dentro e fora do planeta Terra.
Todos os seres vivos precisam de energia vital (ou prana, bioenergia, chi…) para que se mantenham vivos. Ela pode ser obtida pela luz solar, pelos alimentos, pelas plantas, pela terra, pela água, pelo ar.

A aura ou psicossoma

Como somos energia, cada ser vivo possui um campo magnético que o protege e o diferencia dos demais seres. Esse campo é mais conhecido como aura, e tem diversos nomes de acordo com a escola espiritual que a estuda.
Na aura, segundo o professor Wagner Borges, do IPPB, existem diversas aberturas por onde fazemos as trocas energéticas com o ambiente, com outras pessoas, com outros seres, com a natureza.
chakras_principais

Chakras

Essas aberturas na aura são vórtices energéticos, e são mais popularmente conhecidos como chakras, ou chacras. Os chakras são centros de energia em forma de círculo (chakra = roda, em sânscrito) no nosso corpo que vibram constantemente. Há bilhões espalhados pela aura dos seres vivos. Como isso acontece?
É simples, todos os seres vivos são compostos por células. Nós humanos somos feitos por bilhões delas, e cada uma precisa estar viva e em constante atividade para que a gente esteja vivo.
Portanto, para que isso aconteça, as células são nutridas com energia vital, e precisam receber e liberar energia constantemente. Graças a essa troca, nós nascemos, crescemos e nos desenvolvemos, até que um dia cessamos as trocas energéticas e o corpo físico morre junto com suas células.
Isso tudo acontece graças aos chacras, os principais responsáveis por essa troca energética. Para cada célula viva existe um chacra em movimento constante.
Há chakras que desempenham importantes papéis no corpo. Alguns são mais importantes que outros. Existem os principais e os secundários. Esses últimos são considerados assim por não estarem associados às glândulas endócrinas. Dois exemplos deles são o chacra esplênico (ligado ao baço) e o chacra do fígado. Neste artigo, vamos ver os chacras principais de forma geral.

Os Principais Chakras

O sete chacras principais do corpo são, de baixo para cima: Básico, Sexual, Plexo Solar, Cardíaco, Laríngeo, Frontal e Coronário. Todos eles estão associados ao sistema endócrino do corpo humano, e cada um deles está associado a uma glândula específica.
Vamos nos basear aqui no estudo dos hindus, que se debruçam sobre a anatomia sutil há pelo menos 10 mil anos, por meio da medicina ayurvédica e das escrituras sagradas do Hinduísmo. Eles são os pioneiros no estudo dos chakras, e representam cada um deles com flores-de-lótus com quantidades de pétalas diferentes. Quanto mais sutis são os chacras, mais pétalas eles têm (com exceção do chacra frontal).
Do ponto de vista espiritual, cada chacra traz consigo uma missão a ser cumprida pelo homem. A vibração de cada um dos chacras também indica se a pessoa está bem ou não em cada parte do corpo e em cada setor da sua vida. Um chacra que vibra em excesso está hiperativo, ou que vibra menos do que o normal, hipoativo, está em desequilíbrio.

CHAKRA DA BASE ou 1º CHAKRA:


Ele é chamado pelos hindus de Muladhara, e em sânscrito significa suporte. Está na base da coluna (no último osso, cóccix), mais exatamente na região do períneo. Sua abertura está voltada para baixo, para a terra.  É o responsável pela absorção da energia telúrica e pelo estímulo direto da energia no corpo e na circulação do sangue.
Ele está ligado às glândulas suprarrenais, responsáveis pela liberação no sangue do hormônio adrenalina, que nos impele a preservar a nossa vida diante de situações de perigo ou de decisão.
O chacra básico apresenta a cor vermelha, e, como já vimos, é ligado ao elemento terra, e rege também os órgãos que dão estrutura ao corpo (ossos, músculos, coluna vertebral, quadris), às pernas e aos pés. Dessa forma, esse chacra nos oferece um suporte, uma estrutura para vivermos no plano terrestre, pois é ele que nos conecta à terra, à existência.
É comum que pessoas com depressão ou que já atentaram contra a própria vida estejam com esse chacra fragilizado. Pessoas muito apegadas a coisas materiais, que acumulam coisas antigas costumam ter problemas de intestino preso e isso reflete um mau funcionamento do chacra básico.
Pessoas prósperas e com boa saúde costumam ter um chacra básico igualmente saudável. A missão desse chacra é fazer com que caminhemos com equilíbrio no planeta Terra e ele expressa a saúde do corpo físico como um todo.

CHAKRA SEXUAL ou 2º CHAKRA:


Para os hindus, é o Swadhisthana (ou cidade do prazer, em sânscrito) e encontra-se na região do baixo ventre. É fisicamente ligado às gônadas – testículos (homem) e ovários (mulher) – e à energia feminina, ao útero materno, à procriação (à criação de outras coisas também, como projetos pessoais, profissionais), à gravidez. É responsável pela reprodução e troca sexual durante o sexo, e pelo controle de líquidos em todo o corpo humano.
O chacra sexual energiza toda a área genital e urinária, também cuida dafiltragem e circulação de líquidos nos rins e por expelir todas as excreções do corpo. É regido pela Lua (por isso tão vinculado ao feminino, à sexualidade, à maternidade e à criação) e pelo elemento água (vinculado ao liquido amniótico, às relações interpessoais, à autoestima, ao amor-próprio).
Na gestação, dentro do ventre da nossa mãe, ficamos 9 meses ligados a ela pelo cordão umbilical. No útero fomos abrigados e envolvidos pelo líquido amniótico, fomos nutridos por ele; por todos esses motivos, a saúde desse chacra mede e influencia a qualidade de nossa relação com a Terra, com a família, com as pessoas em geral, e com nós mesmos. Ele representa nosso corpo emocional, armazena emoções vividas em relacionamentos, e nos dá a missão de interagir com o mundo, com aquilo que está ao nosso redor de forma harmoniosa.
Também pode ser chamado de chacra sacro, e apresenta a cor laranja, roxa ou vermelha (dependendo das circunstâncias). É o chacra da troca sexual e da alegria. Muitas escolas espirituais evitam falar sobre este chacra e colocam em seu lugar o chacra esplênico (ou chacra do baço).
Quando está bloqueado, causa impotência sexual ou desânimo, problemas de relacionamento, baixa autoestima. Quando hiperativo, causa intenso desejo sexual e outras compulsões. Se o chacra sexual estiver saudável, ele estimula o melhor funcionamento dos outros chacras e ajuda no despertar da kundalini; a pessoa tem uma autoestima equilibrada, consegue aproveitar e apreciar os prazeres da vida.

UMBILICAL OU 3º CHAKRA:


Chamado de Manipura pelos hindus (em sânscrito, cidade das joias), fica um ou dois dedos acima do umbigo, e está ligado ao pâncreas. Esse chakra apresenta cor amarela, verde-forte e vermelha.
Ele influencia nossa relação com a matéria e com o poder pessoal. Neste chacra ficam retidas emoções densas como raiva, mágoa, medo, tristeza, angústia, rancor, ansiedade. É um dos chacras que mais precisam ser tratados e harmonizados sempre. Representa o corpo mental.
O plexo solar controla a região das vísceras, e não é à toa que todas as emoções densas e viscerais (como paixão e desejo) se acumulam nessa região. Ele é responsável por absorver a energia dos alimentos e distribui-la para todo o corpo. É um dos chacras mais suscetíveis a nossa rotina. A maioria das pessoas sofrem com algum problema físico nesta região, como gastrite, problemas estomacais, diabetes, ou outros problemas digestivos.
Quando está bloqueado, o chacra umbilical causa enjoo, medo ou irritação. Quando em harmonia, nos dá um poder de realização muito grande, é o chacra que nos impele a agir. Esse chacra tem grande vitalidade quando saudável, e funciona como um radar psíquico, percebendo energias ou presenças espirituais no ambiente.

CHACRA CARDÍACO OU 4º CHAKRA:


Os hindus deram o nome de Anahata (Câmara secreta do coração), e, pela tradução do sânscrito, fica fácil de saber onde ele está ? na região do coração, no centro do peito. O chacra cardíaco apresenta cor verde e amarelo-ouro, e está ligado à glândula timo.
É responsável pela energização do sistema cardiorrespiratório, e toda a energia dotórax. Considerado o centro do amor e canal de expressão dos sentimentos, também está vinculado ao equilíbrio, ao amor universal, à compaixão, ao altruísmo e, fisicamente, ao sistema imunológico.
O chacra do coração tem a função de equilibrar as energias de todos os outros chacras, pois está no centro, tendo abaixo dele três chakras inferiores associados à existência na Terra , e acima, três chacras superiores, mais sutis e associados ao plano espiritual. É o coração que conecta o Céu com a Terra, é a conexão da espiritualidade através da matéria. Representa o corpo astral.
É o chacra mais fragilizado se houver um desequilíbrio emocional. Se for bem desenvolvido, torna-se um canal de amor para o trabalho de assistência espiritual. Quando existe um bloqueio, a pessoa sente depressão, angústia, irritação, pontadas no peito, é excessivamente materialista e apegada. Fisicamente, o bloqueio pode gerar infarto, taquicardia. Nas mulheres, pode aflorar câncer de mama.

CHACRA LARÍNGEO OU 5º CHAKRA:


Batizado como Vishuddha (O purificador do sangue, em sânscrito). Esse nome já nos dá algumas pistas da glândula à qual se vincula: a tireoide (e paratireoides). A tireoide tem como função filtrar o sangue, regular os ciclos menstruais, nas mulheres.
Está localizado na garganta e é responsável pela comunicação, pela expressão das ideias, verbalização e concretização de projetos. Fisicamente, cuida da boca, garganta e vias respiratórias.As mãos e os braços são extensões físicas do chakra da garganta, pois são com eles que trazemos as ideias para o plano material, colocando a mão na massa.
O Laríngeo representa o corpo etérico padrão e apresenta corazul-celeste, lilás, branco prateado ou rosa. Quando apresenta boa saúde e desenvolvimento, facilita a psicofonia e a clariaudiência. É considerado também como um filtro energético que impede que as energias emocionais cheguem até os chacras da cabeça.
Quando apresenta desequilíbrio, pode causar dor de garganta, herpes, dores de dente e/ou gengiva, hiper ou hipotireoidismo. Uma pessoa com problemas de adaptação, ou que aguenta tudo calada, ?engole sapos?, pode ter o chacra da garganta bloqueado.

CHACRA FRONTAL OU 6º CHAKRA:


O Ajna (Centro de controle, em sânscrito) é mais conhecido do como terceiro olho. Isso quer dizer que ele está na testa, entre as sobrancelhas, e vinculado à glândula pituitária ou hipófise. Apresenta cor índigo, branco-azulado, amarelo ou esverdeado.
Ele controla todos os outros chacras, é dele que saem todos os comandos para o corpo todo; também cuida do lobo frontal, que representa a nossa porção lógica, nossos ideais, raciocínio e pensamentos, nossa capacidade de aprendizagem, observação e intuição. O chacra frontal também representa o corpo celestial e é responsável pela saúde dos olhos e do nariz.
Quando está saudável, o ajna adquire capacidade de clarividência e expande a intuição. Ele é fácil de ser trabalhado, pois o usamos muito no dia a dia pela visão. Geralmente, a sua atividade pode ser sentida por uma vibração ou sensação de calor na testa. Esse chacra também representa a dualidade e os dois hemisférios do nosso cérebro, pois é desenhado com apenas duas pétalas.
Há diversas disfunções nesse chakra, como um excesso de pensamentos, ideias que se acumulam e não são colocadas em prática, desorganização, falta de foco. Fisicamente, a pessoa pode sofrer com sinusite, que é a somatização dessa congestão mental. Também pode aparecer a sensação de pânico, dores de cabeça, até problemas mentais. A meditação é uma ótima forma de esvaziar a cabeça e limpar o chacra frontal.

CHACRA CORONÁRIO OU 7º CHAKRA:


O Sahashara (Lótus das mil pétalas, em sânscrito) possui exatamente 972 pétalas. Está no topo da cabeça, ligado à pineal ou epífise, que é a glândula que fica no centro da cabeça e se encontra sobre todas as outras glândulas no corpo. O chacra forma uma coroa de luz, por isso também é conhecido como chacra da coroa, pois está voltado para cima. Apresenta cor violeta, branco-fluorescente ou dourado.
Através desse chacra, podemos alcançar a compreensão de tudo e é por ele que nos conectamos com o plano espiritual, com o Eu Superior, com Deus e o divino em todas as coisas; está ligado à nossa forma de professar nossa fé e evoluir espiritualmente.
Quando ele é trabalhado e desenvolvido, facilita a lembrança e a conscientização das projeções da consciência. Tem muita importância na telepatia, no desenvolvimento da mediunidade, nas expansões da consciência e na recepção de temas elevados. É o chacra por onde penetra a energia cósmica e a energia do Sol também.
O coronário é o chacra mais importante, pois é o responsável por energizar o cérebro, tem influência nas funções mentais e na produção de serotonina, o hormônio do bem-estar, pois regula o sono, o apetite, o humor, entre outras funções.
Esse chacra representa o corpo causal. A vibração dele também indica que estamos vivos. Por esse motivo é que pessoas que dizem não acreditar em Deus, ou não professar nenhuma fé, ou não ter alguma prática religiosa também apresentam atividade no chacra da coroa.
Quando está em desequilíbrio, a pessoa pode desenvolver fobias, problemas neurológicos, falta de fé, depressão, tendências suicidas. Quando está saudável, ativamos toda nossa sensibilidade e vivemos alinhados ao nosso propósito, com saúde, felicidade e muita disposição.
O chacra da coroa é o mais importante de todos os chakras, e a sua missão é compreender toda a existência e se iluminar, integrar-se com o todo. É nosso último dever no planeta Terra.

Os Chakras e a Fitoenergética


Como vimos antes, cada pessoa tem seu próprio campo de energia que envolve o corpo físico, chamado aura. Cada chacra cuida de um setor de nossa vida e dos desafios que temos de superar.
Sabendo melhor como nossa energia se comporta, é possível começar a desvendar as causas de doenças e a perceber o nível de toxidade de um comportamento e de pensamentos recorrentes em nosso dia a dia. Podemos começar a compreender como os sentimentos, pensamentos e emoções afetam nossa saúde emocional, mental e física.
A partir do momento em que descobrimos os desequilíbrios em nosso corpo, nos chakras, podemos contar com a energia das plantas. Lembra que todos os seres vivos possuem energia vital? Por isso, as plantas e vegetais podem nos ajudar, com a sua energia, a nos curarmos de doenças físicas, mentais, espirituais e emocionais.



Aviso de Propriedade
Todos os conteúdos do site Luz da Serra são protegidos por copyright, o que significa que nenhum texto pode ser usado sem a permissão expressa de Luz da Serra Editora Ltda, mesmo citando a fonte.
O Luz da Serra é uma instituição que acredita que a busca pela elevação da consciência, ou seja, a espiritualização, é a senha de acesso para um mundo melhor. Nossa equipe acredita também na formação de parcerias constantes que tenham como objetivo o bem comum e a evolução, vibrando sempre na sintonia da harmonia e da tranquilidade. Atualmente, 90% do nosso conteúdo é oferecido gratuitamente, em cada lançamento de Curso Online, mais de 50 mil pessoas se beneficiam com os materiais disponibilizados. Temo o primeiro canal no segmento da Espiritualidade a alcançar 200 mil inscritos no Youtube e tem mais de 700 mil seguidores em suas fanpages no Facebook e no Instagram.
19 COMENTÁRIOS
  • hiago / 04/03/2017
    Incrível.
    gostei do conteúdo.
    Gratidão.
  • Tatiane / 01/03/2017
    Maravilhosa explicação
    Obrigado por fazer parte da minha vida!
    Sinto que estou me tornando uma pessoa muito melhor depois que te descobri na internet.
    Um abraço
    Muita paz e muita luz
  • Gilmar Filho / 01/03/2017
    Gratidão imensa pela atitude e intuito de despertarmos em comunhão ! Esse conteúdo fez eu entender muitas coisas , a partir deste momento me permito a um recomeço em minha vida , e seguir no caminho espiritual, físico, mental e astral com total Fé no Amor e na consciência divina e ligação espiritual ! Damos Graças de verdade Familia , Amo vocês. 👐
  • Lucimara Dalmas / 26/02/2017
    amei aprendi bastante
  • Graciele / 18/02/2017
    Texto muito bom. Tudo bem explicado para fácil entendimento.
  • Cardoso / 17/02/2017
    Gostaria de entender mais e poder praticar.
  • Márcia / 16/02/2017
    Muito bom o artigo! Diferenciado e de fácil compreensão. Parabéns e gratidão por compartilhar.
  • Carlos Oliva / 07/02/2017
    Excelente explicação, muito bem detalhada, em texto de fácil compreensão. Parabéns a toda equipe Luz da Serra. Grande abraço!
  • Camila Dallago / 06/02/2017
    Maravilhoso o conteúdo, muito bem explicado! Gratidão
  • Amanda Moraes / 05/02/2017
    Explicação perfeita!!!! Texto muito esclarecedor 😀 Obrigada!!!!
  • marcos / 04/02/2017
    Bom para eu iniciar meus estudos em espiritualidade e harmonização do corpo astral mental e espiritual. Permito-me ser receptivo à esclarecimentos diarios nessas áreas iluminando assim meu ser para um melhor entendimento para a manifestação do conhecimento.
    Gratidão.
    • Aline Correa / 03/03/2017
      Olá Marcos. Você está lendo algum livro que possa me indicar? Abs. Aline
  • CLACI LORI HAHN / 31/01/2017
    Gostei muito da forma como apresentaram o conteúdo, precioso material de estudo para mim, obrigada. Claci Lori -Porto Alegre.
  • Ana Lucia / 30/01/2017
    Muito esclarecedor. Agora preciso saber como faço para desenvolver e deixar os chacras sempre saudáveis.
  • Cris Ribeiro / 25/01/2017
    Simplesmente espetacular!
  • Udo Roberto Paes / 23/01/2017
    Muito bom, curto, seco, prático e claro.
  • martha / 16/01/2017
    Fantástico! !esse conteúdo, um estudo completo. Gratidão.
  • Carmen Silva / 15/01/2017
    Amei esse texto! Parabéns! Eu achava que o chakra da coroa estava ligado ao hipotálamo. Pode me explicar ? grata.
  • Bruno J. Gimenes / 09/01/2017
    Bruno J. Gimenes
    Opa! Que beleza!

Deixe um comentário