Farofa com D. Erenita no Hospital Eládio Lasserre, em Salvador
Ninguém no Hospital Eládio Lasserre, em Cajazeiras, conhece o maqueiro
Idelmar Pereira dos Santos, 56, a não ser pelo apelido. Farofa, como é
chamado, também é lembrado com uma palavra: alegria. "Quando Farofa
folga, faz falta. Ele ajuda o paciente a se sentir melhor ", conta uma
acompanhante.
Na última semana, a notoriedade de Farofa - quando ele passa pelos
corredores, funcionários e pacientes fazem questão de cumprimentá-lo -
ultrapassou os limites do hospital onde trabalha há 13 anos.
Em mais um dia da rotina de trabalho, Farofa - o apelido é por não
abrir mão de levar o quitute para a praia - conduzia pacientes em macas
para fazer exames ou ser atendidos. Ao entrar em uma sala da
enfermaria, a aposentada Erenita Maria de Jesus, 86, chorava e
reclamava de dores por conta de escaras nas costas. Ela precisava de um
colchão especial para permanecer deitada.
"Ele viu e disse a ela 'vou conseguir agora'", conta a autônoma Fabiane
Santos, 27. Além de trazer o colchão, Farofa ainda carregou dona
Erenita nos braços, enquanto a troca era feita, e cantou para ela: "Como
uma deusa, você me mantém...", verso da canção O amor e o poder,
sucesso na voz da cantora Rosana, na década de 80.
O ato foi fotografado pela acompanhante de outra paciente, que postou a
imagem no Facebook. Até a tarde de sexta-feira, 22, a postagem tinha
mais de 82 mil compartilhamentos. No relato, a usuária afirma que "o
maqueiro cantou uma linda canção para ela se acalmar enquanto a nora
trocava o colchão".
A atitude comoveu todos que estavam na sala. "Achei muito bonito. É
difícil ver um gesto assim. Ele ainda disse que ela era linda, mas ela
respondeu 'não sou, não'", lembra a paciente Maria Tereza Amorim, 62. Atenção humanizada
"Vi que ela estava debilitada e, para mim, pegando ela no braço vi que
era uma deusa. Aí, cantei. Sou assim. A gente, ser humano, tem que ser
mais alegre com quem está debilitado", ressalta Farofa.
O tratamento humanizado dado pelo maqueiro para dona Erenita não foi o
único, segundo médicos, enfermeiros e outros colegas de trabalho. "Ele é
assim o tempo inteiro. Sempre de bom humor. Nunca o vi triste. Para o
paciente, sentir-se bem tratado ajuda na condição da saúde dele", diz o
coordenador médico do hospital, Antônio Andrade.
Entre os muitos casos relacionados à alegria de Farofa, o médico
destaca um ocorrido na semana retrasada, no Hospital Carvalho Luz, onde o
maqueiro também trabalha. A unidade voltada para pacientes crônicos
funciona em Nazaré.
Faltavam apenas duas horas para o término do plantão, mas chegaram
cinco pacientes de uma vez. "A média no dia todo é de cinco pacientes.
Chegaram todos ao mesmo tempo, e ele ficou alegre. Ainda brincou 'o
doutor vai atender cinco pacientes em duas horas'. Com ele, não tem
tempo ruim. É uma pessoa para a gente seguir o exemplo", recorda.
Divorciado e pai de dois filhos - um menina de 16 anos e um garoto de
12 -, Farofa já trabalhou como porteiro e motorista de ambulância. Há
três anos, está como maqueiro. "Gosto mais de ser maqueiro porque posso
ajudar mais", diz. A rotina de trabalho inclui plantão de 12 horas em
dias alternados nos dois hospitais.
"Minha folga é à noite. Vou para casa, abraço meus filhos. No dia
seguinte, é outro plantão", conta, enquanto para tirar fotos com
pacientes e funcionários e atender, por telefone, ex-pacientes que viram
a imagem dele na rede social e sites de notícias. "Farofa está
estourado", grita uma funcionária.
FONTE: http://atarde.uol.com.br/bahia/salvador/noticias/1764887-maqueiro-vira-exemplo-de-solidariedade
GLOBO aposta no remake da novela "De Corpo e Alma". Confira:
Para o Brasil a novela lembra uma tragédia que se abateu sobre a vida pessoal da autora Glória Perez,que teve a filha assassinada pelo colega de elenco.Ela era Daniella Perez-linda e no auge da carreira.O tempo passou.Ninguém nunca esqueceu aquela crueldade.Mas para os críticos de televisão a telenovela era bem escrita,como quase todas as que compõem o horário nobre.Tanto que fez muito sucesso na época.O ano era 1992-época na qual os dramalhões importados do México proliferavam no Brasil através do SBT-emissora rival da Globo.
Para o povão a história era muito boa e o que tornou-a muito triste foi a perda da atriz na vida real.Mas a audiência aumentou só para vê-la em seus últimos momentos na televisão.E o Brasil parou.A novela estilo romance-trágico era centralizada pela história de uma paixão de um homem por uma mulher depois de morta,abordava também o goticismo,homens-objetos através do "Clube das Mulheres",ônibus piratas e o problema do transplante e da doação de órgãos,temas muito em voga na época,vai voltar.Por ordem da Globo a trama ganhará um remake.Reescrito pela própria Glória Perez.Dessa vez quem fará o papel da esfuziante Yasmin(que no passado pertenceu à filha dela) será Carla Perez(que sería uma espécie de YASMIN LOURA E BAIANA),e Bira agora terá outro nome,Jaimeson,vivido por José Loretto.Carmo Dalla Vechia será Caio.O gótico Reginaldo vivido por Caio Blat.Juliana Paes é a nova Paloma.Erick Marmo é Juca.O "Juiz do Tribunal da Alçada",Diogo será revivido por Alexandre Borges.Letícia Spiller faz uma participação especial como Bettina.Agora Glória aproveitará para incluír a cada final de um capítulo o depoimento de pessoas que estão precisando ter um órgão doado-algo que não havia pensado na primeira versão.
-É um merchandising social que com certeza aumentará o incentivo da doação de órgãos-observa a autora.
A autora,claro,homenageará a filha.Dessa vez a alternativa encontrada é fazer o Reginaldo atual sonhar com a Yasmin da primeira versão,cujas imagens sairão de um "Arco-Íris" que aparecerá no quarto da Yasmin da Carla Perez,caracterizando assim a genialidade que sempre caracterizam os sonhos humanos.Assim cenas da novela com Daniella Perez serão incluídas no remake como sonhos de Reginaldo.Sonhos estes futuristas,pois as cenas que a saudosa Daniella fez foram todas gravadas em 1992,e dessa vez o remake se passará em época passada,como se lerá com maiores detalhes ao final desta "crônica fictícia".
-Ele terá duas amadas,a Yasmin de Daniella Perez,que só existe em sonho,e a Yasmin do remake,vivida por Carla Perez-uma real e a outra imaginária-adianta Glória.-E chegará a fazer um quadro com o retrato falado de sua "Yasmin do Sonho",o qual pendurará na parede de seu quarto.Pronto!A homenagem à memória e à imagem de minha filha está formada!-concluí,a autora,emocionada.
Detalhe:a história dessa vez será de época,nos anos 70.Mais precisamente no ano de 1978-época da explosão das discotecas,para deixá-la mais colorida,dançante e alegre,para amenizar o dramalhão do foco central da história.E claro,a Yasmin Baiana AGORA VIVIDA PELA CARLA PEREZ vai usar meias de Lurex com saltos altos vermelhos,arrasando dessa vez na "Boite Dancy'n Days",homenageando Glória Perez a novela escrita pelo seu colega,Gilberto Braga.Também algumas músicas,notícias telejornalísticas de âmbitos nacionais e internacionais dos anos 80 serão inseridas no remake,como se fossem dos anos 70.Idéia,como sempre,de "gênia"!Promete!
De Gari a Técnico da Receita Federal: Como ele conseguiu?
Segundo familiares, José Rodrigues nunca foi muito inteligente, porém do dia pra noite ele conseguiu um dos cargos públicos mais cobiçados. Ele mesmo nos contou qual foi seu segredo - Confira na matéria:
José Rodrigues afirma ter estudado apenas um dia antes da prova, porém obteve 3º lugar no Brasil inteiro para o concurso de Técnico da Receita Federal.
Nesta semana, uma história causou controvérsia entre os chamados "concurseiros", pessoas que se se dedicam à passar em concursos públicos concorridos. Boatos sobre um suplemento natural que permitem pessoas "comuns" ficarem superinteligentes quase que do dia pra noite surgiram na internet. A história veio à tona quando José Rodrigues, um gari na cidade de São Paulo, tirou 3º lugar no Brasil inteiro para o cargo de Técnico da Receita Federal. O cargo é o com a melhor remuneração para quem tem apenas o ensino médio, com salário inicial de R$8.350.
José Rodrigues, que já era gari há mais de 15 anos, completou o ensino médio através de um supletivo, pois só havia estudado até a 5ª série. Natural de Juazeiro do Norte, no Ceará, o ex-gari conta que não tinha pretensão nenhuma de prestar o concurso, muito menos passar. Ele conta: "Um amigo meu me convenceu a tomar um novo suplemento cerebral, e eu topei... Estudei apenas no dia anterior, fiz a prova e acabei tirando 3º lugar. Até agora não sei o que aconteceu, sentia como se já tivesse nascendo sabendo as respostas das questões."
Durante a entrevista, José nos mostrou o suplemento que seu amigo tinha lhe dado, chamado de Focus X. Pesquisamos a respeito e descobrimos que trata-se de um nootrópico, uma substância usada para aumentar o potencial cognitivo do cérebro humano. A fórmula já é comercializada nos EUA (apenas com um nome diferente), e agora está sendo distribuída no Brasil.
Após o episódio, diversos participantes do concurso decidiram entrar com recurso para anular o resultado de José, alegando que Focus X trataria-se de um caso de "dopping". A justiça recusou o pedido, dizendo que Focus X é um suplemento 100% natural e legalizado no país, e que não se trata de uma substância controlada.
Nos Estados Unidos a fórmula já deu muito o que falar, e megaempresários e cientistas proeminentes declararam utilizá-la. Alguns cientistas chegaram a afirmar que a pílula dá uma vantagem injusta àquelas pessoas que a tomam, e querem que o suplemento seja proibido. Ainda nos EUA, estudantes das melhores universidades do país, como Harvard e Stanford, afirmam que fazem uso diário do suplemento para aumentarem seu desempenho.
O lançamento da pílula também causou polêmica aqui no Brasil, quando empresários e banqueiros (que já faziam uso da fórmula) resolveram processar a empresa responsável pela venda de Focus X. A alegação era de que o preço do composto deveria ser mantido a valores altos, pois caso a chamada "fórmula do sucesso" fosse vendida a preços muito acessíveis, poderia haver um desequilíbrio na economia. O processo ainda corre na justiça, mas Focus X continua sendo vendido pelo seu preço original, segundo o fabricante.
Após realizar testes com mais de 2000 indivíduos, o Instituto de Neurociências da Universidade de Miami, nos EUA revelou que Focus X aumentava a atividade cerebral ligada à memória em 138%, e àquela ligada ao raciocínio lógico em 85%.
Participantes realizaram testes de QI antes e depois de tomarem a pílula, e na média viram um aumento de 42 pontos no seu QI (a média brasileira é de 86). Ou seja, a maioria das pessoas consegue aumentar o seu QI em quase 50%!
Para medir o desempenho dos participantes, foram realizados diversos testes de lógica, memória e raciocínio. Dos participantes que tomaram Focus X, 97% tiveram uma melhora no seu desempenho. A maioria relatou sentir-se relaxado, focado e à vontade durante a bateria de testes que duraram até 6 horas.
Inibe a atividade nas áreas do cérebro relacionadas ao stress e cansaço
Aumenta a capacidade de memorização em 138%
Nós fizemos o teste: Focus X é tudo isso mesmo?
Com tantos elogios da mídia e diversas opiniões de pessoas que usaram e aprovaram Focus X, nós aqui do portal decidimos verificar se o suplemento realmente era aquilo tudo que prometia ser. Achar voluntários não foi difícil, pois quase todos da redação se ofereceram pra testar. No final, resolvemos escolher nosso editor-chefe, Carlos Ferreira, para ser a cobaia. Abaixo segue o relato dele após 2 semanas tomando Focus X:
Para começar nosso estudo, a primeira tarefa foi encontrar um frasco de Focus X. Devido à grande procura, nós tivemos de esperar 2 semanas para conseguir comprar, pois estava esgotado no site oficial.
No primeiro dia, eu tomei uma pílula de manhã ao chegar ao escritório, e segui minha rotina normal. Talvez uns 20 a 30 minutos depois, comecei a sentir uma sensação diferente. Eu só posso descrever se minha mente estivesse muito calma, em silêncio. Era como se eu recém tivesse acordado, um pouco zonzo, mas era muito diferente. Estava zonzo, mas ao mesmo tempo super focado. Comecei a me sentir muito bem, e dei conta de todos os meus emails que tinham acumulado durante a semana em menos de 45 minutos.
O tempo parecia passar de uma forma diferente, e eu já tinha terminado todas as minhas tarefas para aquele dia antes mesmo das duas. Comecei a trabalhar em uns projetos pessoais, e me sentia tão revigorado que resolvi ir à academia, coisa que já não fazia há meses.
Durante os outros dias que tomei Focus X, os efeitos foram os mesmos: meu tempo na redação era muito produtivo, eu conseguia pensar com muita clareza e resolver problemas difíceis em poucos minutos. Todo mundo ficou impressionado com meu desempenho, e alguns dos meus colegas começaram a tomar também logo que viram o efeito que Focus X teve em mim.
Após 2 semanas tomando Focus X, eu posso dizer que ele é realmente tudo o que promete ser, e mais. Eu particularmente já havia tomado modafinil (um remédio controlado) para o mesmo fim, mas Focus X é de longe a melhor coisa que já experimentei, e o melhor de tudo, sem efeitos colaterais.
Focus X é seguro?
Quando as pessoas ouvem falar dos efeitos de Focus X, muitos se perguntam quanto aos efeitos colaterais de um suplemento com tamanho poder. Afinal, estamos acostumados ao fato de que drogas que aumentem a capacidade humana (tanto física quanto mental) tenham algum tipo de prejuízo para saúde.
Felizmente, este não é o caso com Focus X. As substâncias contidas no suplemento são de origem 100% natural, e já vêm sido usadas isoladamente há séculos, sem nenhum prejuízo. Além disso, após diversos testes clínicos, nenhum paciente apresentou sinais de efeitos colaterais. Apesar disso, é importante dizer que trata-se de um suplemento poderoso, e o fabricante recomenda não ultrapassar a dose diária de UMA pílula ao dia.