quinta-feira, 17 de setembro de 2015

OUVIR ÓTIMA MÚSICA FAZ MUITO BEM PARA A SAÚDE,CLARO!

Para Brown, voz de Ellen Oléria cura. Especialistas confirmam que música pode prevenir e tratar doenças

Ellen Oléria venceu o programa “The Voice Brasil”
Ellen Oléria venceu o programa “The Voice Brasil” Foto: Roberto Moreyra/16.12.2012 / EXTRA
Camilla Muniz

Vencedora do programa “The Voice Brasil”, a cantora Ellen Oléria teve a voz exaltada pelo jurado Carlinhos Brown além da qualidade artística. “Ela é uma voz que cura”, elogiou o artista. Seja cantando, ouvindo, tocando ou dançando, a música tem efeito terapêutico sobre o organismo, além de ajudar a prevenir doenças.
- A experiência musical faz o corpo liberar substâncias que causam bem-estar e dão disposição, como serotonina, adrenalina e noradrenalina. Isso trata, previne e cura doenças em nível mental e corporal - explica a musicoterapeuta Patrícia Maldonado, da clínica Musiclin, e professora-tutora da Universidade Federal de São Carlos, em São Paulo.
ADVERTISEMENT
Um estudo da Universidade da Califórnia indicou que a musicoterapia contribui para frear o desenvolvimento do mal de Alzheimer. Na Universidade de Pávia, na Itália, pesquisadores demonstraram que músicas lentas desaceleram o coração e baixam a pressão sanguínea, assim como óperas, que alternam ritmos rápidos e silêncios, ajudam na reabilitação de pacientes que sofreram ataque cardíaco por sincronizar os batimentos do coração.

Especialista no tratamento de depressão, fobias e ansiedade, a musicoterapeuta Claudete Cerqueira diz que a música, por promover relaxamento, é eficaz na prevenção de doenças ligadas às emoções, como hipertensão.
- O estresse desencadeia muitas doenças. Além disso, quando se está bem emocionalmente, o sistema imunológico fica mais forte. A música ajuda a pessoa a se cuidar mais - afirma.
Patrícia Maldonado explica como a música age sobre o emocional:
- Ela nos dá oportunidade de nos expressarmos e extravasarmos emoções. Também melhora a percepção individual e sobre os outros que estão ao nosso redor.
Para a professora, quanto mais música se ouvir, melhor:
- O mesmo vale para dançar, tocar um instrumento ou cantar. O ideal é a pessoa tirar, pelo menos, dez minutos por dia para prestar atenção numa música de que goste. Isso vai ajudá-la a relaxar e a gerenciar melhor as emoções.
FONTE:  http://extra.globo.com/noticias/saude-e-ciencia/para-brown-voz-de-ellen-oleria-cura-especialistas-confirmam-que-musica-pode-prevenir-tratar-doencas-7081601.html#ixzz3m0qE5D9e

Nenhum comentário:

Postar um comentário