quarta-feira, 16 de abril de 2014

Fonte:Tempo de Mulher.Com: Ana Paula Padrão

10 dicas para você se blindar das fofocas no trabalho

Para consultores de carreira, a fofoca ou o "diz-que-me-disse" na empresa pode comprometer sua imagem
Especialistas dão dicas para você se blindar das fofocas no trabalho / Foto: Thinkstock
Por MADSON MORAES
A fofoca é a coisa que mais irrita os brasileiros no ambiente de trabalho corporativo. A afirmação faz parte da pesquisa feita em 2011 pelo site Linkedin sobre os fatores que mais irritam os profissionais pelo mundo em seu ambiente de trabalho. Dos brasileiros que participaram da pesquisa, 83% escolheram este item. A média geral para a fofoca, considerando todos os entrevistados, foi de 62%. O Linkedin entrevistou mais de 17 mil usuários de sua base de dados, em 16 países, incluindo o Brasil.
Se o "diz-que-me-disse" é o que mais incomoda, o melhor jeito, então, é se blindar dela. Como a fofoca é quase sempre a mãe da mentira, pedimos algumas dicas a especialistas para você conseguir essa blindagem das picuinhas e intrigas costumeiras do trabalho. Para Márcio Reis, psicólogo e consultor em treinamento e desenvolvimento de carreira, o excesso de fofocas pode indicar a falta de administração de conflitos de um líder ou problemas na comunicação na equipe.
"Perceba intencionalmente o ambiente. Receber ou ouvir uma fofoca é uma coisa, repassá-la é outra. O ideal é não estimular os fofoqueiros de plantão. Fique atento para não se contaminar", recomenda Márcio, que também é professor da disciplina Carreira sem Fronteiras do Instituto Brasileiro de Tecnologia Avançada (IBTA). Já para alguém que exerce um cargo de liderança na empresa, a dica da coach de carreira Mariella Galo é que, ao assim que surgir o boato, o ideal é esclarecê-lo o mais rápido possível à equipe ou para as pessoas envolvidas. "Não alimente ou inicie boatos. Procure esclarecer qual a versão correta", recomenda Mariella.
Para Alexandre Prates, especialista em liderança e desenvolvimento humano e autor do livro "Reinvenção do Profissional – Tendências Comportamentais do Profissional do Futuro" (Ed. Novo Século), uma reputação fortalecida blinda qualquer profissional de fofocas e conversas maldosas. "Além de atentar-se à sua imagem dentro das empresas, evitando fofocas alheias e comportamentos inadequados, é fundamental cuidar da sua imagem fora também", analisa Alexandre.
Já na avaliação de Wagner de Freitas Oliveira, fundador da Woli Consultoria e Treinamento, contar informações pessoais a uma pessoa que gosta de fofocar é um erro que deve ser evitado. Ele ressalta que sábio é aquele profissional que, ao ouvir uma fofoca, não a passa adiante. Dessa forma você não entra no ciclo da fofoca e ainda sinaliza ao colega que com você essas ‘atualizações’ da empresa ficam retidas. "Se ainda assim o 'fofoqueiro' quiser compartilhar as últimas novidades, não seja um bom ouvinte. Não dê atenção de forma que ele se sinta desencorajado a contar mais e mais detalhes", recomenda Wagner.
 

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